Barba na cozinha? Nem pensar!

A barba ainda é um tabu em algumas profissões


Por: Crislaine Abreu
Data: 14 de setembro de 2020
img

Se para algumas mulheres o charme está no cabelo, para muitos homens, o encanto está na barba. E, convenhamos, uma barba bem feita chama atenção em qualquer lugar, não é mesmo? Mas a barba ainda é um tabu em algumas profissões. É o caso da área de gastronomia, por exemplo, em que a limpeza e os cuidados com a higiene são essenciais.

De acordo com o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação (RDC n°216/2004), aprovado pela Anvisa, os manipuladores de alimentos devem estar sempre limpos, de cabelos presos e cobertos por rede ou toca; Além disso, não devem usar barba, unhas compridas e sujas e adornos pessoais, como brincos, colares e anéis.

Mas o que dizer sobre os chefs brasileiros famosos que utilizam barbas: Alex Atala, Henrique Fogaça, Leonardo Paixão e Thiago Nascimento? É preciso compreender que esses profissionais estão em um altíssimo patamar na escala da profissão. Muitos são empresários e cuidam somente da parte administrativa do restaurante ou apenas na finalização dos pratos. Dessa forma, não atuam frequentemente na cozinha.

Cuidados

Portanto, assim como é preciso prender o cabelo, a barba também deve ter os devidos cuidados. Para não correr riscos, o correto é deixar o rosto liso, sem nenhum fio. Em algumas empresas mais flexíveis, que permitem o uso da barba, o recomendado é que os chefs usem redinhas, que devem ser trocadas diversas vezes durante o dia para que o ambiente não seja propício para bactérias.

Por fim, um chef sempre deve prezar pelo bem-estar do cliente. Reclamações dos clientes sobre pelos nos pratos, mesmo que tenha sido acidental, pode interferir diretamente na imagem do negócio. Além disso, prejudica a carreira do responsável pela cozinha e pode gerar multas para o estabelecimento. E hoje em dia, muitas pessoas procuram por referências ou classificações dos restaurantes nas redes sociais, por exemplo. Então, todo cuidado é fundamental nessa área.

Conta pra gente o que você achou!