Biscoito: alimento prático e saboroso

Hoje é dia do biscoito! Com tantas variedades, comer um só é uma missão impossível


Por: Crislaine Abreu
Data: 20 de julho de 2020
img

O assunto de hoje é sobre biscoitos. Não vamos entrar na polêmica e eterna discussão se tal formato ou sabor é considerado biscoito ou bolacha, ok? Afinal, não importa a nomenclatura, o alimento é bom e todo mundo gosta.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), há no mercado mais de 200 tipos de biscoitos. Na lista dos mais consumidos estão os salgados e os especiais, o doce tradicional, os recheados ou as tortinhas e o wafer.

Uma pesquisa encomendada pela Abimap destaca que o alimento está presente em 99,7% dos lares brasileiros. Indicados para lanches, principalmente no café da manhã ou piquenique, o produto tem até uma data para chamar de sua: 20 de julho!

Portanto, para não deixar a data especial passar em branco, que tal preparar algumas guloseimas com biscoitos? Veja abaixo duas receitas que selecionamos para você fazer no café da tarde ou como sobremesa de domingo para a família.

Receitas

 

Biscoito de Polvilho

Ingredientes

500 g de polvilho azedo

5 ovos

1 colher de margarina

200 ml de água

200 ml de óleo

200 ml de leite

1 pitada de açúcar

1 colher (sopa) de sal

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque o polvilho em uma tigela e reserve. Em uma panela, adicione o óleo, a água, a margarina, a pitada de açúcar e o sal. Misture bem e leve ao fogo para ferver. Em seguida, derrame a mistura fervente na tigela com polvilho para escaldá-lo e mexa bastante. Quando a massa estiver morna, acrescente um ovo de cada vez e também o leite, até que a mistura esteja no ponto de espremer. Para facilitar o trabalho, utilize saquinho de confeiteiro e faça os moldes em uma assadeira sem untar. Asse os biscoitos e depois de prontos, coloque-os em um vasilhame com tampa.

 

Pavê de Chocolate

Ingredientes

2 pacotes de bolacha Maizena

1 xícara (chá) de leite para umedecer as bolachas

Creme branco

400ml de leite

1 gema

1 colher (sopa) de amido de milho

1 lata de leite condensado

1 caixa de creme de leite

Cobertura

200g de chocolate ao leite ou meio amargo

1 caixa de creme de leite

Modo de Preparo

Em uma panela, adicione o leite, a gema, o leite condensado, o amido de milho e ao mesmo tempo, o creme de leite. Misture, depois leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Na hora que a mistura começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo. Despeje em um vasilhame e aguarde o creme esfriar. Em seguida, mergulhe rapidamente as bolachas no leite e coloque em um prato. Em uma travessa de vidro, coloque o creme e as bolachas. Repita o processo das camadas até o creme acabar.  Numa panela em fogo baixo, despeje o creme de leite. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e adicione o chocolate. Mexa até derreter e coloque a cobertura por cima do creme branco. Espalhe o chocolate, leve para geladeira, deixe por três horas e por fim, sirva.

 

Conta pra gente o que você achou!