Desperdiçar alimentos? Nunca mais!

Você já parou pra pensar quantos alimentos você desperdiça por semana? Não saber conservá-los da forma correta pode ser um dos motivos


Por: Crislaine Abreu
Data: 20 de maio de 2020
img

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo desperdiça, ao ano, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Um número muito impactante, não é verdade? Já imaginou quantas pessoas, que estão em situação de pobreza, poderiam se beneficiar com os mantimentos descartados no lixo?

Muito desse desperdício se dá pelo fato de não saber como conservar os alimentos da forma correta, sejam eles guardados na despensa ou geladeira. Entender como se faz esse processo reduz o descarte e ainda ajuda o bolso. Portanto, a ida ao supermercado terá um espaço maior entre uma compra e outra.

Dicas

– Primeiramente, higienize os alimentos. Com a pandemia da Covid-19, nunca foi tão importante fazer a limpeza dos mantimentos para evitar o contato com o vírus. Lave bem as embalagens e utilize álcool em gel. Para as frutas, verduras e legumes, coloque em uma vasilha um litro de água e adicione uma colher de cloro ou vinagre.

– A temperatura da geladeira também faz diferença ao evitar que bactérias e fungos se espalhem. O mais indicado é que ela esteja em até 5° graus. Limpar o eletrodoméstico, com pano úmido ou sabão neutro, pelo menos uma vez por semana, faz com que os alimentos não sejam contaminados rapidamente.

– Para que os legumes e verduras preservem os nutrientes por até três meses, utilize a técnica do branqueamento, mais conhecida como choque térmico. Para isso, você deve cortar os alimentos, fazer o pré-cozimento e colocá-los na água com gelo. Em seguida, embale em saco plástico com lacre, tire o ar e coloque no freezer.

– Já percebeu que alface, couve, espinafre, rúcula, enfim, as folhas murcham mais rápido? Para evitar que isso aconteça, você pode utilizar alguns métodos. Um deles é colocar as folhas que estão com raiz em um recipiente com água e trocar o líquido todos os dias. Outra forma é lavar as folhas, secá-las com papel-toalha e guardá-las em um vasilhame com tampa.

– Ao fazer o descongelamento, é recomendado que se retire o alimento do freezer 12 horas antes. Para que não perca os nutrientes, ele não deve ficar em temperatura ambiente, como dentro da pia ou na mesa. O ideal é deixá-lo dentro da geladeira até o preparo. Ah! E nada de congelar os alimentos mais de uma vez. Ainda sobre o freezer, uma última sugestão: coloque etiquetas com identificação dos alimentos e prazo de validade. Ao mesmo tempo que facilita a sua vida na hora do preparo, também ajuda ao fazer a lista de compras.

Gostou das nossas dicas? Algumas são mais práticas, já outras exigem um pouco mais de tempo. Mas elas são essenciais para evitar o desperdício e ter ainda mais economia.

Conta pra gente o que você achou!