Dicas para higienizar uma cozinha profissional

Ambientes organizados e limpos são essenciais para o bem-estar mental e físico das pessoas


Por: Crislaine Abreu
Data: 6 de outubro de 2020
img

Higiene é bom e todo mundo quer! Afinal, ambientes organizados e limpos são essenciais para o bem-estar mental e físico das pessoas. E não se trata apenas de uma casa, mas também dos locais de trabalho.  E o que dizer, então, das cozinhas profissionais? Aqui, a limpeza deve ser ainda mais rigorosa, já que muitas intoxicações podem ser originadas de contaminações em superfícies e equipamentos.

Em uma cozinha profissional, onde os espaços são maiores, com muitos utensílios manuseados entre diversas pessoas, a higiene garante a saúde dos clientes e dos colaboradores.

Mas como higienizar uma cozinha profissional?

 

Faça um checklist

Para facilitar o serviço, que tal fazer uma lista de limpeza? Estipule planejamentos diários, semanais e mensais. Uma limpeza mais pesada, por exemplo, pode ser feita uma vez por semana. Fogão e bancada devem ser desinfetados uma vez ao dia. Já as tábuas de corte e outros utensílios de cozinha precisam ser lavados com sabão e água quente.

Secagem

Utensílios devem ser armazenados em locais livres de gordura e poeira. Como o fluxo de trabalho é grande, e talvez não seja possível deixar que os materiais sequem naturalmente, prefira panos de pratos descartáveis para não acumular sujeiras.

Produtos

Os produtos utilizados em casa não devem ser os mesmos para uma cozinha profissional. Segundo a ANVISA, itens de cozinha doméstica, como por exemplo, detergente para louças com perfume são proibidos para cozinha profissional.

Os produtos para uma limpeza profissional devem garantir a descontaminação do espaço e utensílios. Para isso, a aplicação deve seguir a quantidade correta para que os resultados sejam obtidos.

Equipamentos

Fogões, freezers e geladeiras devem ser limpos regularmente com produtos específicos. Sempre é bom certificar que todos os cantos dos equipamentos estejam higienizados para que não haja acúmulo de sujeiras.

Lixos

O lixo deve ser descartado nas lixeiras corretas, removidos duas vezes ao dia e, no fim do expediente, retirados.  Por fim, os espaços para lavagem de pratos, talheres, tigelas, potes, assadeiras e panelas devem ser diferentes do espaço para a lavagem das mãos.

Conta pra gente o que você achou!