Empanados – assados ou fritos – quem resiste?

As tradicionais frituras podem ficar mais saudáveis


Por: Margarida Hallacoc
Data: 27 de dezembro de 2019
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A técnica deliciosa de preparo de alimentos empanados também pode utilizar grãos, sementes e até oleaginosas como forma de deixar a receita uma pouco mais saudável. A tradicional  fritura ou assado podem reunir, assim, mais condimentos benéficos à saúde, turbinar o sabor e nutrir duas vezes mais.

Todos conhecem a técnica tradicional de preparar empanados, usando a farinha de trigo ou farinha de pão. Que tal adicionar umas sementes e potencializar o efeito crocância? O excesso de farinha branca, contudo, pode deixar o empanado muito calórico e com muito carboidrato. Já as sementes enriquecem o valor nutricional. Portanto, dá para misturar chia com linhaça, castanhas trituradas, quinoa, amaranto e gergelim. Na verdade, quanto mais variedades de sementes, mais a receita terá fibras, vitaminas e minerais.

O processo de preparo é o mesmo do tradicional. No caso do peixe, por exemplo, não pode faltar suco de limão para dar aquele toque especial. Também vai fazer com que as sementes grudem no alimento. Devem ser levados ao forno a 180 graus ou fritos em pouco óleo, sem necessidade de imersão. Uvas e alcaparras dão um toque especial. No próximo assado, não esquecer as sementes, os temperos e o cheiro verde, que potencializa o sabor e as possibilidades nutritivas de um bom prato. Depois do forno ou da fritura, que tal decorar com frutas como uvas, abacaxi ou laranja? Seu prato vai ficar especial e muito mais saboroso.

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