Erros de contabilidade: evite apuros em sua empresa

A falta de cuidado com a contabilidade pode gerar multas e processos judiciais e fiscais


Por: Eliana Sonja
Data: 11 de julho de 2019
img

Muitos empresários não dão a devida importância à contabilidade. Mas muitos erros podem colocar a empresa em apuros. A falta de cuidado com a contabilidade pode gerar multas e processos judiciais e fiscais.

Para não negligenciar a contabilidade de sua empresa, é preciso adotar algumas soluções simples. Neste artigo, você vai ficar por dentro dos erros mais comuns cometidos. Assim, você vai poder ficar mais atento.

Não ter um bom contador

Alguns empresários acreditam que o contador só é útil na hora de declarar o Imposto de Renda. Mas sua atuação vai além disso, pois o contador é um consultor ao indicar as melhores decisões em relação à saúde financeira da empresa. Além disso, ele é um especialista em questões trabalhistas, tributárias e patrimoniais. Também ajuda a controlar o fluxo de caixa e calcular os tributos que você deve pagar. Então, não cometa esse erro primário. Contrate um contador de confiança e fique muito mais tranquilo.

Não emitir notas fiscais

Vamos ser curtos e grossos: a empresa que não emite notas fiscais está na ilegalidade. Quem deixa de emitir notas fiscais, além de não reter impostos, não documenta as vendas de produtos ou serviços. Para evitar problemas, é preciso, além de emitir as notas fiscais, fazer tudo de forma correta. Para que você saiba qual o tipo de nota fiscal emitir e fazê-la da maneira certa, o contador é um grande aliado. Além de permitir o pagamento de impostos, a emissão de nota fiscal facilita o trabalho de contador e da gestão financeira da empresa.

Deixar o planejamento tributário de lado

Relatório do Banco Mundial mostra que, em 2016, as empresas brasileiras gastaram cerca de R$ 60 bilhões com estruturas logísticas, contábeis e de recursos humanos para lidar com a burocracia. Isso equivale a 1958 horas de trabalho. Isso mostra que não se pode negligenciar o planejamento tributário de sua empresa. Pois ela é uma ferramenta que ajuda a verificar as condições e os prazos ideias na hora de pagar tributos, sempre de acordo com a lei. Dessa forma, faça o seu planejamento tributário. Assim, você irá reduzir custos e diminuir os processos burocráticos.

Fazer cálculos equivocados

Os empresários precisam ficar atentos para não cometer erros de cálculo. Seja na hora de pagar funcionários ou atualizar o fluxo de caixa, simples erros de digitação podem causar grandes transtornos. Sim, os erros acontecem, mas eles devem ser minimizados ao máximo. Isso porque, ao cometer erros, além de gastar horas para consertá-los, você pode pagar mais tributos do que deve.

Misturar finanças pessoais e empresariais

Um erro clássico: misturar finanças pessoais e empresariais.  Essa mistura de orçamentos vai atrapalhar o acompanhamento do histórico financeiro da empresa e causar grandes confusões.

Não documentar e analisar resultados corretamente

A documentação e a análise de informações são processos importantes na empresa e devem ser feitos corretamente. Dessa forma, elas ajudam na tomada de decisões, pois mostram se os resultados foram positivos ou não. Assim, produza relatórios para cada setor do seu negócio, inclusive sobre os tributos pagos e as notas fiscais emitidas. Com essa ação, você vai ter uma visão mais ampla do seu negócio.

Realizar tarefas manualmente

A tecnologia é uma realidade. Portanto, computadores, internet e outros componentes tecnológicos são instrumentos básicos para qualquer empresa, seja qual for o seu negócio. Tarefas manuais já são coisa do passado. Por isso, não se pode ter medo de automatizar os processos.

Ter uma equipe financeira despreparada

A centralização de decisões é um erro muito comum nas empresas. Por outro lado, é preciso ter uma equipe financeira de muita qualidade. Com isso, você poderá planejar o crescimento da empresa e ter o controle sobre tudo o que acontece. Portanto, contrate funcionários que acompanham o mercado e sabem utilizar boas práticas contábeis. Treinamentos constantes também são fundamentais.

Se você se identificou com algum – ou alguns – dos erros acima, está na hora de rever sua postura. Para isso, conte com o Grupo Contab Minas e JR Consultoria para ajudá-lo.

Conta pra gente o que você achou!