Escalabilidade: mais faturamento e menos custos

Termo é muito utilizado no universo das startups e empresas digitais


Por: Eliana Sonja
Data: 30 de julho de 2019
img

Normalmente, uma empresa considera dois fatores para ter crescimento: aumento nas vendas e redução nos custos.  Porém, no dia a dia, as coisas não se resumem a apenas isso. Portanto, para uma empresa ser capaz de aumentar as suas vendas sem a necessidade de investimentos, ela precisa ganhar escalabilidade.

Para entender melhor o conceito acima, vamos explicar melhor. Dessa maneira, imagine uma empresa de cosméticos. Para vender mais, se faz necessário produzir mais. Contudo, isso envolve compra de mais matéria-prima, contratação de novos funcionários e gastos extras com a logística. Isso, sem falar, por exemplo, no aumento do custo de energia elétrica e água.

Dependendo da relação entre custos e vendas, pode ser que a porcentagem de aumento de lucro não seja vantajosa frente o aumento da produção. É aqui que entra a escalabilidade, ou seja, a capacidade da empresa o faturamento sem elevar proporcionalmente seus custos. Assim, ela não depender de grandes investimentos.

O termo escalabilidade é muito usado no universo das startups e empresas digitais. Pois esses negócios, quando conseguem ter um produto apropriado para o mercado, podem suportar maior volume de usuários sem tanta alteração em suas plataformas.

Escalabilidade

Mas não pense que a escalabilidade não pode ser operada em outros negócios. Porém, para adaptar esse processo em sua empresa, algumas características devem ser levadas em conta. São as seguintes:

Processos ensináveis. A transmissão de conhecimento interno faz com que a qualidade dos processos se torne um padrão. Isso garante menos erros e maior eficiência.

Vendas recorrentes. Uma empresa que consegue vender grandes volumes de produtos para um único cliente consegue diminuir os custos de aquisição de cliente e logística. Além disso, ela terá uma melhor previsão de seu faturamento.

Negócio replicável. Quando os processos de negócio funcionam, o empreendedor consegue transmitir seu know-how a outras pessoas. Assim, é possível atender mais clientes sem aumentar a infraestrutura do negócio, já que a empresa pode terceirizar o atendimento.

Para entender melhor o conceito de escalabilidade e como aplicá-lo em sua empresa? O Grupo Contab Minas e JR Consultoria poderá ajudá-lo com esses e outros fundamentos importantes para a sua empresa.

 

 

 

 

Conta pra gente o que você achou!