Evite que os feriados afetem o seu faturamento

Para evitar perdas, empresários precisam traçar estratégias


Por: Eliana Sonja
Data: 14 de fevereiro de 2020
img

Incluindo Carnaval e Corpus Christi, este ano haverá nove feriados que caem em dias úteis. Para o setor de turismo, essa é uma boa notícia. Mas para os outros setores da economia, isso pode significar menor faturamento. Assim, por conta desses feriados, estima-se que o varejo deixará de faturar R$ 11,8 bilhões. O valor é 53% maior que o impacto dos feriados em 2019.

Se você não trabalha com turismo, é preciso pensar em algumas estratégias para que seu faturamento não caia. A primeira é decidir se vale a pena abrir as portas nos feriados. O primeiro passo é conversar com empresários vizinhos e descobrir como é o movimento nessas datas. Outra iniciativa é conversar diretamente com seus clientes e saber se eles ficarão na cidade e, caso sim, se eles pretendem contar com os serviços da sua empresa.

Dessa forma, caso você descubra que para o seu negócio não é uma boa opção abrir no feriado, hora de pensar em como diminuir o efeito negativo dessas datas.

Estratégias

O primeiro passo é fazer um planejamento anual mais completo. Para isso, divida a meta de faturamento mensal pelo número de dias úteis de cada mês. Compare com a meta diária de vendas. A diferença é quanto a mais precisará faturar a cada dia.

Uma opção para garantir o percentual extra de vendas, são as promoções ao longo do ano e descontos progressivos para consumidores regulares. Aliás, essas estratégias valem tanto para o comércio quanto para o setor de serviços.

Outra alternativa é aumentar o horário de funcionamento nos dias úteis. Assim, você compensa os dias em que a empresa estará fechada. Antes de optar por essa ação, calcule com cuidado os custos. Eles incluem pagamento de hora adicional aos funcionários, aumento na conta de energia elétrica e até o risco para a segurança.

E atenção: não adianta abrir as portas até mais tarde se o cliente não souber do horário alternativo. Então, comunique o seu cliente, por exemplo, por meio das redes sociais e no Google Negócios.

Se você ainda tem dúvida sobre o que fazer para minimizar os efeitos negativos dos feriados, entre em contato com a Contab Minas. Podemos ajudá-lo nesta e outras questões empresariais.

 

Conta pra gente o que você achou!