Folha de pagamento e o papel do contador

Esse profissional também ajuda a manter as obrigações trabalhistas em dia


Por: Eliana Sonja
Data: 9 de agosto de 2019
img

Um contador pode ser um grande diferencial na administração da folha de pagamento de uma empresa. Além de auxiliar no seu fechamento, o contador também ajuda a manter as obrigações trabalhistas em dia. Isso implica em uma gestão de pessoal muito mais eficiente.

A folha de pagamento é um documento que contém a lista de todos os colaboradores e suas atividades.  O fechamento é sempre realizado ao final de cada mês e possui função fiscal, contábil e operacional para a empresa. A elaboração da folha de pagamento, assim como a entrega do holerite, é obrigatória.

O contador auxilia o RH em relação ao cálculo dos devidos rendimentos, impostos, descontos e outras obrigações de cada colaborador. Com esse profissional, é possível transformar todos os dados em informações organizadas, que podem ser utilizadas para uma gestão mais eficiente.

Ao auxiliar na elaboração desse documento, o contador não só otimiza os processos, como também evita erros de cálculos e problemas tributários. Entre os benefícios de ter um contador para cuidar da folha de pagamento estão:

Otimização de processos

O processo de fechamento é complexo e exige conhecimento e atenção. Sendo assim, a contratação de um contador ajuda na melhoria dos processos e torna o procedimento mais rápido e eficiente.

Prevenção de erros

Com a ajuda de um contador os índices de erros caem significativamente. Pois como profissional especializado, ele vai cuidar de todos os detalhes e apresentar bons resultados.

Economia

A entrega das obrigações da folha de pagamento dentro do prazo evita o pagamento de multas. O contador, para isso, atua em conjunto com a empresa, justamente para que as obrigações sejam cumpridas e impedir que o fluxo de caixa seja afetado.

Para a organização da folha de pagamento de sua empresa, conte com a ajuda do Grupo Contab Minas e JR Consultoria.

Conta pra gente o que você achou!