Frutas: hábito essencial para a saúde

Um hábito saudável que deve ser mantido, mesmo no frio, é o consumo de frutas


Por: Crislaine Abreu
Data: 29 de julho de 2020
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Certamente, nas temperaturas baixas do inverno, nosso corpo deseja alimentos para aquecê-lo. Portanto, para satisfazer essa vontade, consumimos mais comida calórica. Por isso, com a mudança da estação, se não houver controle alimentício, maiores são a chance de ganho de peso e, assim, a perda na qualidade de vida.

Um hábito saudável que deve ser mantido, mesmo no frio, é o consumo de frutas. Quanto mais minerais e vitaminas, melhor é para o organismo. Fortalecer a imunidade, principalmente nesse período, previne algumas doenças típicas da estação, como por exemplo, gripes e resfriados.

Comprar frutas no inverno também ajuda na contenção de gastos. Como muitas delas são colhidas nessa época, os preços em feiras, supermercados e hortifrutis são menores. Dessa forma, a lista de compras fica mais econômica e há mais itens saudáveis em casa.

 

Frutas ricas em nutrientes

 

Abacate – Cálcio, fósforo e ferro auxiliam na redução do colesterol ruim e eleva o colesterol bom. Aos cabelos, mais brilho; para a pele, elasticidade. Por ter muitas proteínas, o abacate ajuda em dietas que aumentam a massa muscular.

Maracujá – O fruto contém flavonóides e alcalóides, que agem sobre o sistema nervoso central e ajudam a relaxar. Também é rico em sais minerais como potássio, ferro e cálcio, além de vitaminas A, B e do complexo C.

Laranja lima – Fruta com muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Controla o colesterol, regula o intestino e traz melhorias ao sistema circulatório. É recomendada para gestantes e crianças.

Goiaba – As sementes previnem o câncer e doenças cardiovasculares. A polpa possui alta concentração de vitamina C e fibras. Nas folhas, há propriedades antibacterianas que ajudam a combater infecções.

Pera – De fácil ingestão, é rica em fibras. Auxilia no emagrecimento e reduz o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo baixo índice glicêmico, favorece o combate da diabetes, pois é uma das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue.

Banana – Nutrientes como fósforo, sódio e magnésio são encontrados na fruta. A banana previne cãibras e também possui vitaminas A e C, além de combater inflamações intestinais e gastrites.

Mexerica – A fruta é rica em vitaminas C e B, que ajudam a combater gripes e resfriados. A polpa tem muitas fibras, que auxiliam na prevenção de doenças como hipertensão e problemas cardiovasculares.

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