Mais que tempero, a cebola é um poderoso nutriente

Amada por uns, odiada por outros. A cebola, com certeza, é um dos alimentos mais utilizados no dia a dia


Por: Crislaine Abreu
Data: 20 de agosto de 2020
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Amada por uns, odiada por outros. De fato, a cebola, sem dúvida, é um dos alimentos mais utilizados no dia a dia. Com sabor característico, o vegetal é destaque no preparo de receitas. Encontrada em diversos tamanhos e consumida de diferentes formas, a cebola também possui variações de cores. Dentre as mais populares estão a branca, a roxa e a amarela.

Além de ser um tempero, a cebola é um ótimo nutriente para o organismo. Possui carboidratos, fósforo, ferro, magnésio, cálcio e proteínas. Ingerir o alimento com frequência significa mais saúde para o corpo. Mas se engana quem acredita que os benefícios da cebola são somente esses. Quer saber mais sobre o vegetal? Pois continue lendo.

Benefícios

1) Uma pesquisa realizada com mulheres na pré e pós-menopausa mostrou que quem consumia a cebola diariamente apresentavam uma densidade óssea 5% maior. Em mulheres mais velhas, os riscos de fraturas no quadril eram menores. Portanto, a cebola protege os ossos e previne a perda óssea.

2) A cebola possui uma substância chamada prebiótica, que aumenta a quantidade de bactérias boas no intestino. Dessa forma, a flora intestinal funciona corretamente. O alimento ainda reduz o risco de inflamações, fortalece a imunidade e intensifica a absorção de nutrientes.

3) A saúde do seu coração agradece ao ingerir cebola regularmente. O vegetal contém um poderoso antioxidante, que diminui a formação de coágulos e previne AVC e infarto. O alimento também controla a hipertensão e reduz os níveis de colesterol ruim.

4) Os antioxidantes e vitamina C encontrados na cebola aumentam a imunidade do corpo. Por meio do alimento, o muco nos pulmões e nas vias nasais são reduzidos. Dessa forma, há prevenção de alergias, gripes, resfriados e controle da asma.

5) A cebola é um alimento importante para quem tem diabetes, pois elimina o excesso de açúcar no sangue. O vegetal também controla a glicemia e atua na prevenção da resistência à insulina.

Não existe contraindicação no consumo do vegetal. O que pode causar em pessoas que tem gastrite é azia ou refluxo. Ah! Se ingerida em excesso, pela quantidade de enxofre, agrava o mau hálito.

Dicas

– Ao comprar cebolas, primeiramente verifique se elas são pesadas, firmes e possuem cascas secas. Nunca adquira o alimento com manchas ou mofos.

– A recomendação é consumir cerca de 100g de cebola diariamente. Para preservar os nutrientes, parte dessa quantidade deve ser ingerida crua.

– A cebola é um alimento que pode ficar sem refrigeração. Uma vez picada, deve permanecer na geladeira por apenas um dia, protegida em um recipiente com papel filme.

– Por fim, quer descascar a cebola sem derramar lágrimas? Antes de cortá-la, deixe o alimento de molho em água fria por pelo menos 30 minutos ou corte-a dentro do próprio recipiente.

 

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