Olha a festa julina em casa … é verdade!

Que tal preparar algumas receitas para comemorar a data?


Por: Crislaine Abreu
Data: 16 de julho de 2020
img

Com a pandemia da Covid-19, reunir os amigos e familiares ou participar de eventos escolares dos filhos não são permitidos para evitar aglomerações. Conforme a nova realidade, muitas comemorações foram canceladas, inclusive as festas julinas.

Por ser uma festividade tradicional em todo o Brasil, sem dúvida é aguardada com ansiedade pela maioria das pessoas. As crianças, principalmente, gostam das brincadeiras e da diversão. Já os adultos adoram saborear as deliciosas comidas típicas. Apesar da quarentena, o costume não pode ser deixado de lado, não é mesmo? Então, que tal preparar uma festa julina em casa?

Antes de mais nada, a organização não precisa ser um bicho de sete cabeças. Portanto, faça uma decoração simples, escolha as músicas e entre no clima com vestimentas e pinturas no rosto. Como cada região tem sua cultura, é provável que alguns quitutes sejam diferentes, mas algumas guloseimas são indispensáveis na festa julina.

 

Canjica

Ingredientes

500 gramas de milho para canjica

50 gramas de coco ralado úmido e adoçado

200 ml de leite de coco

1 litro de leite quente

1 lata de leite condensado

8 colheres (sopa) de açúcar

Canela em pó a gosto

Modo de Preparo

Deixe a canjica de molho na água por aproximadamente três horas. Em seguida, coloque-a em uma panela de pressão com 2 litros de água e cozinhe por 20 minutos ou até que esteja macia. Em outra panela maior, despeje a canjica, acrescente o leite quente, o leite condensado, o leite de coco, o açúcar e o coco ralado. Ferva por mais dez minutos e mexa para não grudar no fundo da panela. Quando a canjica estiver no ponto, ou seja, cremosa, desligue o fogo e adicione a canela.

 

Pastel de Carne Seca

Ingredientes

½ cebola picada

2 dentes de alho

Azeite

500 gramas de carne seca

3 colheres de catupiry

1 colher de manteiga

2 tomates

Pimenta e cebolinha a gosto

500 gramas de massa de pastel

Óleo para fritar

Modo de Preparo

Primeiramente, dessalgue a carne. Para isso, deixe-a em um vasilhame com água do dia para outro. Em seguida, jogue a água fora e corte a carne em pedaços. Coloque água limpa e ferva na panela de pressão por 40 minutos. Depois de cozida, desfie a carne e reserve em outro recipiente. Em outra panela, despeje o azeite, a cebola e o alho para dourar. Acrescente o tomate, a carne, a pimenta, a cebolinha e misture. Verifique o sal e deixe na panela até esfriar. Abra a massa de pastel, corte do tamanho desejado e coloque o recheio. Por fim, frite no óleo bem quente e sirva.

Pé de Moleque

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de amendoim sem pele

1 lata de leite condensado

3 colheres de margarina00

Modo de Preparo

Em uma panela, em fogo baixo, coloque o açúcar, o amendoim e a margarina. Mexa até que o açúcar caramelize e em seguida, acrescente o leite condensado. O ponto ideal é quando a massa desprenda do fundo da panela. Unte uma tigela de vidro com margarina e despeje a mistura. Deixe esfriar e corte em pedaços.

 

Conta pra gente o que você achou!