Outono saudável? Claro que sim!

Nas estações mais frias, nosso corpo quer comidas mais quentes e calóricas para ser aquecido, não é mesmo? E aí é que vem o perigo!


Por: Crislaine Abreu
Data: 28 de abril de 2020
img

O outono já está dando o ar da graça e você já deve ter notado uma pequena mudança na temperatura. O friozinho ainda está um pouco tímido, mas dá para perceber sua presença nas primeiras horas da manhã e à noite. Por outro lado, nesta estação, com o ar mais seco e pouca chuva, a possibilidade de desidratação do organismo e mucosas é bem maior. Assim como os problemas respiratórios, resfriados e gripes.

No verão, o consumo de sucos, frutas e comidas mais leves é predominante. E com a chegada do outono, e em seguida do inverno, os hábitos alimentares mudam. Nosso corpo só quer saber de comidas quentinhas e calóricas. É nesse período também que comemos alimentos menos nutritivos e ganhamos peso.

Mas o outono tem suas belezas, e curtir o melhor que a estação pode oferecer é ótimo e faz muito bem a alma. Alinhar isso com cuidados com a saúde e mudanças nos hábitos diários é melhor ainda! Então, se liga nas orientações que preparamos pra você.

Dicas

– Inclua legumes, verduras, frutas e alimentos ricos em vitamina C em suas refeições.

– Se é apaixonado por sopas e caldos, prefira proteínas magras e insira sempre algum tipo de verdura ou legume no prato. Além de nutrir e aquecer o corpo, sopas conseguem manter a saciedade por mais tempo.

– Diminua a quantidade de industrializados e arrisque em temperos naturais. Aproveite a quarentena e explore seus dons culinários e saudáveis.

– Nesta estação é difícil sentir sede, não é mesmo? Mesmo que não tenha vontade, seu corpo precisa ser hidratado. Então, nada de deixar a água de lado e lembrar só no fim da noite que não bebeu nem um copo durante o dia.

– Com o friozinho do outono, nosso corpo se esforça para manter a temperatura corporal, e apostar nos chás ou cafezinhos é uma ótima opção. Ah, chocolate quente também é bem-vindo, mas com moderação, hein?!

– Com as temperaturas mais baixas e o isolamento social causado pelo novo coronavírus, ficar ao ar livre ou ir à academia vai demorar um pouco. Mas isso não impede a prática de exercícios físicos. Escolha hoje mesmo um cômodo da casa, coloque as roupas corretas, ligue o som e se exercite.

– No outono, nossa pele tende a ficar mais ressecada. Faça mais hidratação, limpeza e continue a usar o protetor solar.

Viu só como não é um bicho de sete cabeças?! Desejamos que você opte por uma vida mais saudável e produtiva neste outono. Ah! E não esqueça também de cuidar da sua saúde mental! Tudo precisa estar em sintonia para que você se sinta cada vez melhor!

Conta pra gente o que você achou!