Startups na mira das grandes empresas

Empresas estão em busca de inovações para modernizar seus processos


Por: Eliana Sonja
Data: 4 de junho de 2019
img

Primeiramente, vamos a uma definição mais atual de Startup. É um grupo de pessoas unidas para resolver um problema muito difícil, que busca encontrar um modelo de negócio que seja escalável e repetível, mesmo em um ambiente de grande incerteza. Não é à toa que grandes empresas estão recorrendo às Startups em busca de inovações para modernizar seus processos.

O modelo inovador das Startups começou a chamar a atenção das grandes companhias, pois uma simples ideia apresentada podia resolver problemas que, a princípio, pareciam sem soluções. No início, grandes companhias não deram crédito às Startups. Mas, com o tempo, elas começaram a prestar mais atenção às evoluções das Startups e viram que era uma boa ideia começar a contratá-las para ajudar em seus processos.

As Startups são, hoje, mais maduras e com mais capital disponível para investimentos. É por isso que as grandes empresas confiam agora mais nesse modelo. Porém, há ainda obstáculos a serem transpostos, pois os modelos de negócios são diferentes. Enquanto as Startups são dinâmicas e buscam celeridade em seus processos, as empresas maiores tendem ser mais engessadas.

Portanto, para que uma parceria entre uma empresa grande e uma Startup dê certo, é preciso um alinhamento de expectativas. Outro ponto importante é que as empresas saibam o que querem na parceria. Sem esses dois pontos, dificilmente a parceria dará certa.

Mesmo com as diferenças entre elas, os acertos podem ser muito positivos para ambos os modelos. Um conselho importante, tanto para as empresas grandes quanto para as Startups, é não tratar a parceria com euforia. Um escrutínio pode parecer uma coisa chata, mas será fundamental para que ambos fiquem satisfeitos com os resultados finais.

Quer saber mais sobre o assunto? O Grupo Contab Minas e JR Consultoria pode te ajudar! Entre em contato.

 

Conta pra gente o que você achou!