TPM: alimentos que aliviam os sintomas

A tensão pré-menstrual causa muitos desconfortos e a alimentação pode amenizá-los.


Por: Crislaine Abreu
Data: 12 de agosto de 2020
img

Compulsão por chocolate, cólica, irritação, dores nos seios e de cabeça, inchaços e vontade de chorar. Esses são sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que é comum na vida das mulheres. Em alguns casos, o grau da tensão pode afetar relacionamentos pessoais, familiares e o ambiente de trabalho.

Para preservar a qualidade de vida nesse meio tempo e aliviar alguns sintomas, que variam entre as mulheres, a alimentação pode amenizar as dores e os desconfortos.

Estudos sobre a saúde da mulher mostram que as mulheres ocidentais sofrem mais do que as orientais. Além do sedentarismo, a cultura ocidental consome muitos produtos industrializados. Já no oriente, a alimentação é mais natural.

Na TPM, a mulher deve evitar o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos e processados, carne vermelha, consumo excessivo de sal e açúcar, pães e massas. Esses alimentos até provocam alívio nos sintomas emocionais, mas é por meio deles que há grande aumento da gordura corporal.

Então, o que comer na TPM?

– Sementes de chia, atum e salmão são ricos em ômega 3. Suas propriedades contêm substâncias anti-inflamatórias que diminuem a cólica e as dores de cabeça;

– Abacate, abacaxi, espinafre, figo, framboesa e salsinha são alimentos diuréticos, portanto, combatem a retenção de líquido;

– Cereais integrais, oleaginosas, vegetais e frutas secas possuem ácido fólico, magnésio e vitamina B6, que ajudam a promover o bem-estar;

– Mamão e ameixa regulam o intestino e diminuem o desconforto abdominal;

– O chá de hibisco tem propriedades anti-inflamatórias; chá de camomila alivia cólicas menstruais e chá de gengibre é um poderoso analgésico;

– Sementes de abacate, amêndoas, azeite e girassol são ricas em vitaminas E e amenizam a sensibilidade dos seios;

– Carnes magras, feijão, leite e peixes são fontes de zinco. Os alimentos atuam diretamente na redução dos sintomas de irritabilidade, ansiedade e controlam a acne;

– Chocolates devem ter no mínimo 70% de cacau. O doce auxilia na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, possui magnésio e ferro, substâncias importantes para o corpo, e que são reduzidas no fluxo menstrual.

Conta pra gente o que você achou!